ITWEB: Integração de Tecnologias Web (1999-2002)
O projeto ITWEB objetiva reunir os pesquisadores do curso de Ciência da Computação, de diferentes áreas (sistemas de informação, redes, educação a distância, linguagens de programação, e outras), interessados em estudar a integração de suas áreas e tecnologias na Internet.
Inicialmente, as pesquisas serão direcionadas para o desenvolvimento das seguintes aplicações:
->Educação à distância.
->Ambientes de ensino na Web.
->Avaliação na Web.
->Estudo prático da linguagem SQL e OQL na Web.
->Estudo do comportamento infantil em ambiente Web aplicado à simulação de trânsito.
->Tutores inteligentes na Web.
->Mineração de dados na Web.
->Controle de acesso a ambientes de ensino.
->Gerenciamento eletrônico de documentos.
->Comércio eletrônico.
->Criação de uma política de segurança de dados na internet para o curso de Ciência da Computação Criação de uma base de dados na Web com as publicações científicas, inicialmente do curso de Ciência da Computação Obtenção e disponibilização de dados distribuídos na Web.
->Aplicação da informática na medicina.
->Tolerância à Falhas em aplicações na Web.
->Traçar o perfil epidemiológico da saúde pública no Município de Passo Fundo através da implementação de uma Base de Dados utilizando análises multivariadas com tratamento de tolerância à falhas.
Modelagem de Epidemias de Giberela e Manchas Foliares em Trigo no Sistema Plantio Direto (2001-2003)
Avaliar através de modelos de simulação o crescimento, o desenvolvimento e o rendimento final do trigo em condições variáveis de disponibilidade de água no solo, de nitrogênio, e de estresses bióticos.
SISALERT: Simulação de Sistemas de Alerta (2002-2004)
O projeto Sisalert: Simulação de Sistemas de Alerta tem a finalidade maior de promover uma maneira mais efetiva e eficiente para o desenvolvimento de modelos de simulação para uso na agricultura. Um dos fundamentos é o formato de coleta e distribuição de dados. É necessário que os dados coletados e armazenados possam ser facilmente usados e trocados com outros pesquisadores do projeto e mesmo com a comunidade científica internacional. Para isso deverão ser seguidos algumas das diretrizes já estabelecidas como padrões de formato de dados para rodar modelos de simulação de culturas (http://www.icasa.net/standards/).
Um segundo ponto a ser considerado é a modularidade do modelo de simulação. A adoção de uma estrutura modular no desenvolvimento do modelo de simulação permite que novos componentes sejam adicionados, removidos ou modificados com o mínimo de esforço. Além disso, facilita a documentação do modelo de simulação.
ECASE: Ferramenta CASE Educacional (2002-2005)
No ensino da Engenharia de Software e de Banco de Dados, uma dificuldade que surge é que, em geral, apenas exemplos pequenos e simples acabam sendo discutidos, ficando difícil um aprofundamento sem o desenvolvimento de algum projeto prático. Exemplos, que devem ser projetados através do uso de ferramentas CASE. Entretanto, dois problemas, decorrentes da utilização de ferramentas CASE, como instrumento de ensinoaprendizagem, são presentes:
a) as ferramentas CASE são voltadas para o uso comercial, com custo elevado e inúmeros recursos desnecessário para o uso educacional
b) exigem, pela sua natureza, um nível de conhecimento inicial elevado do projetista.
Nesse contexto de dificuldades encontramse ainda, os alunos de Universidades Particulares. E estes, quase na sua maioria, devido ao contexto sócioeconômicocultural, se obrigam a dividir seu tempo entre o estudo acadêmico e a sua atividade profissional, e que, para agravar a situação, não são coincidentes. Portanto, melhorar a qualidade de ensino, dos cursos de computação buscando manter a conformidade com as diretrizes curricular, num contexto de Universidade particular, tornase um grande desafio.
Uma solução, "hipnotizada" por esta pesquisa, é a produção de uma ferramenta CASE Educacional como instrumento de ensinoaprendizagem para a modelagem e projeto de banco de dados. E esta, embasada em técnicas científicas da Engenharia de Software para o desenvolvimento de software educacional, com características pedagógicas.
Plataforma para Integração e Consulta a Fontes de Dados XML
O principal objetivo deste projeto está no desenvolvimento um framework de suporte a consultas por similaridade a fontes de dados XML heterogêneas. Neste framework serão definidos mecanismos que forneçam uma noção de proximidade entre valores de instâncias XML e um método de integração semântica de esquemas XML. Através da integração das instâncias e esquemas XML é possível a elaboração de um método de decomposição de consultas globais sobre as diferentes fontes integradas.
Integrantes:
Carina Friedrich Dorneles, Cristiano Roberto Cervi, Alexandre Lazzaretti,
Rodrigo Bonfantti (pós), Fábio Bocassanta (pós),
Fernando Rauber (formado em 2006/2),
Ronaldo Mello (UFSC).
Modelagem de epidemias de giberela e manchas foliares em trigo no sistema plantio direto: Desenvolvimento de simuladores(2000–2004).
Modelos dinâmicos que simulam o crescimento de culturas acoplados em modelos de dinâmica de patógenos, desde que validados, podem ser extremamente úteis no suporte à tomada de decisões no manejo de doenças. A expansão de lesões é um aspecto importante no desenvolvimento das epidemias de manchas foliares. O uso de imagens digitais associadas a um software de reconhecimento possibilita medir um grande número de lesões com precisão e rapidez. Dessa maneira, será determinado a taxa de expansão de lesões causadas por Bipolaris sorokiniana e Stagonospora nodorum para um grupo representativo de cultivares de trigo. Um submodelo que simula a expansão lesão será desenvolvido considerando a resistência genética da cultivar e a temperatura ambiente. No caso da giberela, a curta fase suscetível para a infecção e o conhecimento das condições climáticas favoráveis para o estabelecimento da doença tornam o patossistema possível de ser modelado matematicamente. A modelagem da incidência de giberela e da expansão dos sintomas na espiga em função de variáveis climáticas possibilitou o desenvolvimento de um submodelo de simulação que se apresenta em fase de validação. As ferramentas computacionais foram selecionadas no desenvolvimento de uma aplicação para a simulação do crescimento de plantas de trigo. A programação orientada para objetos se mostrou adequada para simular processos biológicos como o crescimento e desenvolvimento do trigo e a interrelação com as doenças. Um modelo genérico de simulação do crescimento e desenvolvimento do trigo foi construído assumindo: a) coeficientes genéticos das cultivares, b) características do solo, c) variáveis climáticas e d) incidência e progresso de doenças. Os submodelos serão desenvolvidos em módulos independentes mas interrelacionados para a simulação dos resultados finais. O produto final será um aplicativo para computador desenvolvido em linguagem orientada a objetos, modular e distribuído via Internet.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 4) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . Integrantes: Edson Clodoveu Picinini Integrante / Willingthon Pavan Integrante / João Carlos Ignaczak Integrante / Gilberto Cunha Integrante / José Maurício Cunha Fernandes Coordenador. Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Auxílio financeiro. Número de orientações: 4.
Climate Change/Variability in the Mixed Crop/Livestock Production Systems of the Argentinean, Brazilian and Uruguayan Pampas: Climate Scenarios, Impacts and Adaptive Measures.(2004 – 2005)
The Pampas (central Argentina, southern Brazil and Uruguay) constitute a major food producing region of the world. The objective of the proposed research was to establish, use and maintain an agricultural systems network in the Pampas to assess the impact of climate change/variability and explore adaptive responses for the mixed grain/livestock production systems. The observed climate data revealed increases in the rainfall (especially in the summer and spring), decreases in summer maximum temperatures, and increases in the minimum temperatures throughout the year. During our study period (1930-2000) the frost regime became milder: frosts start later, end earlier and their temperatures are usually higher. Climate change scenarios were created using two methods: (a) projecting the trends observed in climate in the last 70 years using a weather generator (LARS), and (b) using a GCM (Hadley center HADC). The climate scenarios projected with the two methods used in this study were considerably different. In both cases rainfall increased (especially in spring and summer) but LARS projected changes that were much larger than HADC. Both methods projected increases in minimum temperatures, but opposite results in maximum temperatures. Linking the climate scenarios with crop and pasture simulation models, we assessed the impacts of climate change scenarios on annual crops and pastures, and explored adaptive measurements better adjusted to expected future climate scenarios. Soybean was greatly benefited under the enhanced CO2 environment and the climatic conditions projected for HADC for 2020, 2050 and 2080. The impact of the climate change scenarios used in our study on the sown pastures of the Pampas was much smaller than the one observed for annual crops. In all studied locations a wheat disease (Fusarium head blight) was greater under the climate change scenario than in the historical weather. Finally, we tested the ability of incorporating.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 1) . Integrantes: Emerson del Ponte Integrante / Gilberto Rocca da Cunha Integrante / Agustin Giménez Coordenador / Walter E. Baethgen Integrante / Graciela Odilia Magrin Integrante / María Isabel Travasso Integrante / Osvaldo Canziani Integrante / Holger Meinke Integrante / José P. Castaño Integrante / Laura Olivera Integrante / Gabriel Rodriguez Integrante / João Leonardo Fernandes Pires Integrante / José Maurício Cunha Fernandes Integrante. Financiador(es): The Academy Of Sciences For The Developing World Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 1.
Simulação do sistemas de produção de trigo.(2004 – Atual)
O crescimento e o desenvolvimento das plantas inclusive o trigo depende de vários fatores. Usando como base o potencial genético de cada cultivar de trigo, fatores do ambiente condicionam a capacidade da planta em expressar o rendimento final de grãos. Estes fatores (constituídos pelo solo, como supridor de nutrientes e água, pelo clima e pela incidência de doenças, pragas e plantas daninhas), geralmente, são estudados isoladamente o que não permite determinar o efeito da interação entre os fatores. Dessa forma, o produtor de trigo passa a ser o combinador final das variáveis sem que possa antever, controlar ou monitorar o desenvolvimento das plantas em relação aos fatores especificamente presentes na lavoura. Diante desse contexto, objetivase, no presente projeto, desenvolver modelos matemáticos mecanísticos ou empíricos que predizem o comportamento da planta, dos rendimentos físicos e econômicos e auxiliam na análise de alternativas de manejo considerando os principais fatores que determinam o desenvolvimento, o crescimento e a produção de trigo. Estes modelos serão reunidos em um aplicativo para computador estruturado na forma de módulos e que terão acessibilidade via Internet. Os modelos de simulação serão propostos assumindo o ambiente proporcionado pelo sistema plantio direto e envolverão os seguintes fatores: a) crescimento e desenvolvimento de plantas de trigo, b) disponibilidade de água no solo, a partir de cálculos diários de balanço hídrico, c) disponibilidade de nitrogênio (N) em relação à presença de palha, teores de matéria orgânica e de nitrato no solo, e outros fatores relacionados com a liberação de N, d) incidência e avanço de pragas (insetos, doenças e plantas daninhas) e seus efeitos no desenvolvimento e rendimento das plantas; e e) custo de produção. Os diversos fatores serão desenvolvidos em módulos independentes mas serão interrelacionados para a simulação dos resultados finais. Com base nesta modelagem pretendese obter um melhor entendimento.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 8) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 3) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 3) . Integrantes: Willingthon Pavan Integrante / Sirio Wietholter Integrante / Gilberto Rocca da Cunha Integrante / Osmar Rodrigues Integrante / Rogério Faria Integrante / Rodrigo Tsukahara Integrante / Caudia de Mori Integrante / Erivelton Roman Integrante / Jose Mauricio Cunha Fernandes Coordenador. Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 24 / Número de orientações: 8.
CARACTERIZAÇÃO E CONTROLE DE DOENÇAS DE VERÃO E DE PÓSCOLHEITA DA MACIEIRA(2005 – Atual)
Visando validar e/ou otimizar as tecnologias já obtidas para reduzir as perdas causadas pelas doenças na macieira o projeto terá os seguintes objetivos. a) Estabelecer novas opções de controle para a mancha foliar da Gala e para a podridão branca e amarga das maçãs bem como para as podridões de maçãs que ocorrem em póscolheita; b) Avaliar no campo os modelos disponíveis para a podridão branca das maçãs e a mancha foliar da Gala.; c) Estudar os principais componentes epidemiológicos da podridão 'Olho de boi'; d)Determinar o impacto de cultivo protegido de macieiras na ocorrência de doenças e; e)Nas podridões de póscolheita, avaliar desinfestantes nas câmaras frias e água de lavagem de maçãs, otimizar o controle biológico das principais podridões de maçãs e validar o tratamento térmico e o uso da luz UVC para o controle das infecções latentes das maçãs.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . Integrantes: Willingthon Pavan Integrante / Rosa Maria V. Sanhueza Coordenador / Marciel Stadnik Integrante / Gildo A da Silva Integrante / Jose Mauricio Cunha Fernandes Integrante. Financiador(es): Associação Brasileira dos Produtores de Maçã Auxílio financeiro.
Otimização do sistema de produção integrada da maçã(2005 – Atual)
O mercado consumidor vem exigindo frutas de alto padrão de qualidade e com requisitos de segurança alimentar e produção com minimização dos riscos ao ambiente. Uma das alternativas adotadas no Brasil para satisfazer esta demanda é a adoção dos sistema de produção integrada de frutas que visa e garante a racionalização do uso de agroquímicos, estimula o equilíbrio do ecossistema e permite a produção da fruta com qualidade para consumo. O sistema de produção integrada de frutas no Brasil teve como cultura pioneira a maçã e esta experiência serve de referência a outras espécies cuja demanda por sistemas alternativos é significativa. A Embrapa Uva e Vinho desenvolveu no período de 2001 a 2003 em parceria com outras instituições e com apoio do MAPA e do CNPq um projeto de P&D que foi fundamental para implementar no país o sistema de produção Integrada da maçã(PIM). Na atualidade ao redor de 47% da área plantada com macieiras está utilizando os sistema e 50% da produção do ciclo 2003-2004 foi obtida utilizando as Normas Técnicas da PIM. Contudo, algumas ações previstas nesse projeto não foram conduzidas principalmente pela interrupção de recursos e precisam ser conduzidas para fortalecer o sistema e para gerar ferramentas que possam apoiar outras cadeias de fruteiras. O presente Projeto objetiva gerar informação para viabilizar a implementação do sistema de alerta para as principais pragas e doenças da cultura e a racionalização do manejo da cobertura verde dos pomares visando a redução do uso de agroquímicos, desenvolver ferramentas para a gestão ambiental e a segurança dos alimentos visando adequar o sistema às atuais demandas de mercado e da legislação nacional e, formular e validar uma nova versão das Normas técnicas com a inclusão do protocolo Eurep visando adequar o sistema produtivo para a exportação de fruta.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . Integrantes: Rosa Maria Valdebenito Sanhueza Integrante / Willingthon Pavan Integrante / Alexandre Hoffmann Integrante / Adalécio Kovaleski Integrante / Marcos Botton Integrante / George Wellington B. de Melo Integrante / Fagoni Fayer Calegario Integrante / José Fernando da Silva Protas Integrante / Japiassu de Melo Freire Integrante / Luiz Palladini Integrante / Amauri Bogo Integrante / Jose Maurício Cunha Fernandes Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Auxílio financeiro.
Produção Integrada de Trigo – PIT(2007 – 2009)
A difusão da agricultura intensiva e a conseqüente concentração de resíduos em áreas limitadas tiveram significativo impacto ambiental, causando muitos problemas como: exaustão da camada arável do solo, contaminação do solo e da água, aumento dos custos de produção e êxodo rural. Neste contexto a implementação do projeto Produção Integrada de Trigo (PIT) nas diferentes regiões produtoras do Brasil, visa a obtenção de produtos com qualidade certificada, protegendo os recurso naturais e incrementando a competitividade da cadeia produtiva. O projeto será desenvolvido a partir da formação de um Comitê Gestor que promoverá as discussões para orientar as atividades nas diferentes áreas. As normativas PIT serão elaboradas a partir do conhecimento e tecnologia disponível nas diferentes áreas: manejo do solo, correção/fertilização, manejo de plantas daninhas, semeadura, tratos culturais, manejo integrado de pragas e doenças. O manejo de solo deverá enfatizar o uso de plantio direto, rotação de culturas e uso de culturas de cobertura, para garantir um aporte de carbono no solo, proteção contra erosão e controle cultural de algumas pragas e doenças. O programa de fertilidade deverá definir as doses de fertilizantes (micro e macronutrientes) para otimizar as produções sem que haja excesso ou falta de nutrientes. No manejo de plantas daninhas, será dada ênfase no manejo dos princípios ativos dos herbicidas, de forma a maximizar o potencial de controle e evitar o desenvolvimento de plantas resistentes. O manejo integrado de pragas e doenças é um dos aspectos mais relevantes na PIT, a racionalização do uso de produtos químicos deve ser baseada no monitoramento das pragas/patógenos e nas informações geradas nos sistemas de previsão da ocorrência de doenças. A validação dessas práticas pelos parceiros participantes do projeto, amparados por resultados de trabalhos de pesquisa gerados nas instituições de pesquisa e nas unidades experimentais das cooperativas participantes.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Doutorado ( 2) . Integrantes: Sirio Wietholter Integrante / Emerson del Ponte Integrante / PEDRO SCHEEREN Integrante / Cristiano Roberto Cervi Integrante / Casiane Salete Tibola Integrante / Irineu Lorini Integrante / Leandro Vargas Integrante / Antonio Faganelo Integrante / Eduardo Caierão Integrante / Genei Antonio Dalmago Integrante / José Roberto Salvadori Integrante / Paulo Roberto Valle da Silva Pereira Integrante / Luis Carlos B. Nasser Integrante / Ataídes Jacobsen Integrante / Anderson Santi Integrante / Carina Friedrich Dorneles Integrante / Carlos Augusto Mallmann Integrante / Douglas Lau Integrante / José Eloir Denardin Integrante / Paulo Justiniano Ribeiro Jr Integrante / Rodrigo Yoiti Tsukahara Integrante / José Maurício Cunha Fernandes Coordenador. Financiador(es): Ministério da Agricultura, Pecuárias e Abastecimento Auxílio financeiro.
Decision support system for risk reduction in agriculture, Phase II: Soybean DSS for Eastern Paraguay and Rio Grande do Sul.(2007 – Atual)
We propose a study that will focus on the development of a webbased decision support system (DSS) to help soybean producers in Eastern Paraguay and in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, to minimize production risks associated with climate variability. In our previous study, funded by the IAI seed grant program, we concluded that El Niño Southern Oscillation (ENSO) influences soybean yields in Paraguay. Previous research conducted in Brazil also concluded that ENSO significantly influences soybean yields in Rio Grande do Sul. Crop simulation models will be used to simulate soybean yield under different climate and management scenarios including ENSO phases, planting dates and maturity groups. The design of the DSS layouts and functionalities will be based on an intense interaction with end users for testing and evaluation. We will seek to learn which formats and delivery methods are best from the end users point of view. Capacity building activities will include workshops, training and internships. A student from Paraguay will be selected by project investigators to follow a Masters program in Agronomy at the University of Passo Fundo (UPF). A crop modeling workshop will be conducted at UPF during the first year of the project. A second workshop focusing on the DSS will be conducted at the Universidad Nacional de Asuncion (UNA) during the second year of the project. Extension agents, farmers, agcooperative managers, researchers, government and NGO personnel, and other decision makers will be trained in the use of the system.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado acadêmico ( 1) . Integrantes: Carlos Alberto Forcelini Integrante / Willingthon Pavan Integrante / Clyde William Fraisse Coordenador / Victor E. Cabrera Integrante / Julian Báez Integrante / José Maurício Cunha Fernandes Integrante. Financiador(es): Instituto Interamericano para Pesquisas em Mudanças Globais Auxílio financeiro.
Aplicações de Bibliotecas Digitais como Garantia de Disseminação de Conhecimento e Preservação Cultural e Científica(2007 – Atual)
Com a proliferação dos diferentes tipos de tecnologias de informação e comunicação, que viabilizaram a publicação eletrônica de documentos de diferentes tipos e áreas, tendo como a Web seu principal meio de divulgação, diversas instituições nacionais e internacionais iniciaram ações para armazenar e disponibilizar conteúdos produzidos em seu ambiente de atuação, com vistas a preservação científica, cultural e artística, assim como a disseminação de conhecimento. Nesse sentido, dados e informações das diferentes áreas do conhecimento, como obras literárias ou de arte, produções científicas oriundas de publicações, conteúdos educacionais, produções musicais, bem como qualquer outro tipo de conteúdo passível de armazenamento digital, passaram a ser objetos de estudo para serem disponibilizados em sistemas conhecidos como bibliotecas digitais. O presente projeto visa o estudo das atuais tecnologias que possibilitam o desenvolvimento e a implantação de bibliotecas digitais, que servirão de suporte para a construção de vários tipos de aplicações dessa natureza. Pretendese ainda utilizarse das técnicas de personalização e recomendação, bem como o gerenciamento do perfil dos usuários, que farão acesso aos conteúdos que serão disponibilizados em tais sistemas. Destacase também como um dos objetivos, a unificação das várias aplicações de bibliotecas digitais através de um portal de acesso, disponibilizado no sítio da Universidade de Passo Fundo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 8) / Especialização ( 5) . Integrantes: Willingthon Pavan Integrante / José Maurício Cunha Fernandes Integrante / Ricardo da Silva Ogliari Integrante / Roberto dos Santos Rabello Integrante / Jaqson Dalbosco Integrante / Edimar Mânica Integrante / Carina Friedrich Dorneles Integrante / Alexandre Tagliari Lazzaretti Integrante / Renata de Matos Galante Integrante / Marcelo Cezar Pinto Integrante / Fahad Kalil Integrante / Alisson Sebben da Cunha Integrante / Aurélio Camara Lima Integrante / Leandro Serena da Silveira Integrante / Andre Pereira de Oliveira Integrante / Paulo Roberto Silveira Paz Junior Integrante / Simone Angela Capoani Integrante / Cristiano Roberto Cervi Coordenador. Finaciador(es): Universidade de Passo Fundo – Remuneração.
Copyright © 2007, MOSAICO.